terça-feira, 25 de junho de 2013

1ª Leitura - Gn 15,1-12.17-18 - 26.06.2013

Verde. 4ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum
    
Abrão teve fé no Senhor,
que considerou isso como justiça;
e o Senhor fez aliança com Abrão.

Leitura do Livro do Gênesis 15,1-12.17-18

Naqueles dias:
1O Senhor falou a Abrão, dizendo:
'Não temas, Abrão!
Eu sou o teu protetor
e tua recompensa será muito grande'.
2Abrão respondeu:
'Senhor Deus, que me darás?
Eu me vou desta vida sem filhos
e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco'.
3E acrescentou:
'Como não me deste descendência,
um servo nascido em minha casa será meu herdeiro'.
4Então o Senhor falou-lhe nestes termos:
'O teu herdeiro não será esse,
mas um dos teus descendentes
é que será o herdeiro'.
5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe:
'Olha para o céu e conta as estrelas,
se fores capaz!'
E acrescentou:
'Assim será a tua descendência'.
6Abrão teve fé no Senhor,
que considerou isso como justiça.
7E lhe disse:
'Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus,
para te dar em possessão esta terra'.
8Abrão lhe perguntou:
'Senhor Deus, como poderei saber
que vou possuí-la?'
9E o Senhor lhe disse:
'Traze-me uma novilha de três anos,
uma cabra de três anos,
um carneiro de três anos,
além de uma rola e de uma pombinha'.
10Abrão trouxe tudo
e dividiu os animais pelo meio,
mas não as aves,
colocando as respectivas partes uma frente à outra.
11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres,
mas Abrão as enxotou.
12Quando o sol já se ia pondo,
caiu um sono profundo sobre Abrão
e ele foi tomado de grande e misterioso terror.
17Quando o sol se pôs e escureceu,
apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo,
que passaram por entre os animais divididos.
18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo:
'Aos teus descendentes darei esta terra,
desde o rio do Egito
até o grande rio, o Eufrates'.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário