quinta-feira, 27 de junho de 2013

1ª Leitura - Gn 17.1.9-10.15-22 - 28.06.2013

Vermelho. 6ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum
Sto. Irineu, BMt, memória
   
Este é o sinal de minha aliança:
todo homem entre vós deverá ser circuncidado.
Sara te dará um filho.

Leitura do Livro do Gênesis 17.1.9-10.15-22

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade,
quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse:
'Eu sou o Deus Poderoso.
Anda na minha presença e sê perfeito.
9Deus disse ainda a Abraão:
'Guarda a minha aliança,
tu e a tua descendência para sempre.
10Esta é a minha aliança que devereis observar,
aliança entre mim e vós e tua descendência futura:
todo homem entre vós deverá ser circuncidado'.
15Deus disse também a Abraão:
'Quanto à tua mulher, Sarai,
já não a chamarás Sarai, mas Sara.
16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho.
Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações,
e reis de povos dela sairão'.
17Abraão prostrou-se com o rosto em terra,
e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo:
'Será que um homem de cem anos vai ter um filho
e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?'.
18E, dirigindo-se a Deus, disse:
'Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença'.
19Deus, porém, disse:
'Na verdade, é Sara, tua mulher,
que te dará um filho, a quem chamarás Isaac.
Com ele estabelecerei a minha aliança,
uma aliança perpétua para a sua descendência.
20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael.
Eu o abençoarei e tornarei fecundo
e extremamente numeroso.
Será pai de doze príncipes
e farei dela uma grande nação.
21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac,
o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo'.
22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário