segunda-feira, 1 de julho de 2013

1ª Leitura - Gn 19,15-29 - 02.07.2013

Verde. 3ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum
    
O Senhor fez então chover do céu
enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.

Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29

Naqueles dias:
15Os anjos insistiram com Ló, dizendo:
'Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas,
e sai, para não morreres também
por causa das iniqüidades da cidade'.
16Como ele hesitasse,
os homens tomaram-no pela mão,
a ele, à mulher e às duas filhas
- pois o Senhor tivera compaixão dele -,
fizeram-nos sair e deixaram-nos fora da cidade.
17Uma vez fora, disseram:
'Trata de salvar a tua vida.
Não olhes para trás,
nem te detenhas em parte alguma desta região.
Mas foge para a montanha,
se não quiseres morrer'.
18Ló respondeu: 'Não, meu Senhor, eu te peço!
19O teu servo encontrou teu favor
e foi grande a tua bondade,
salvando-me a vida.
Mas receio não poder salvar-me na montanha,
antes que a calamidade me atinja e eu morra.
20Eis aí perto uma cidade onde poderei refugiar-me;
é pequena, mas aí salvarei a minha vida'.
E ele lhe disse: 'Pois bem,
concedo-te também este favor:
não destruirei a cidade de que falas.
22Refugia-te lá depressa,
pois nada posso fazer
enquanto não tiveres entrado na cidade'.
Por isso foi dado àquela cidade o nome de Segor.
23O sol estava nascendo, quando Ló entrou em Segor.
24O Senhor fez então chover do céu
enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.
25Destruiu as cidades e toda a região,
todos os habitantes das cidades e até a vegetação do solo.
26Ora, a mulher de Ló olhou para trás
e tornou-se uma estátua de sal.
27Abraão levantou-se bem cedo e foi até o lugar
onde antes tinha estado com o Senhor.
28Olhando para Sodoma e Gomorra, e para toda a região,
viu levantar-se da terra uma densa fumaça,
como a fumaça de uma fornalha.
29Mas, ao destruir as cidades da região,
Deus lembrou-se de Abraão
e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades
onde Ló havia morado.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário