sexta-feira, 5 de julho de 2013

1ª Leitura - Gn 27,1-5.15-29 - 06.07.2013

Verde. Sábado da 13ª Semana Tempo Comum
    
Jacó suplantou seu irmão e tomou sua bênção.

Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29

1Quando Isaac ficou velho, seu olhos enfraqueceram
e já não podia ver.
Chamou, então, o filho mais velho Esaú, e lhe disse:
'Meu filho!'
Este respondeu: 'Aqui estou!'
2Disse-lhe o pai: 'Como vês, já estou velho
e não sei qual será o dia da minha morte.
3Toma as tuas armas, as flechas e o arco,
e sai para o campo.
Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso,
4como sabes que eu gosto, e traze-o para que o coma,
e assim te dar a bênção antes de morrer'.
5Rebeca escutava o que Isaac dizia a seu filho Esaú.
Esaú saiu para o campo à procura de caça para o pai.
15Rebeca tomou, então, as melhores roupas
que o filho mais velho tinha em casa,
e vestiu com elas o filho mais novo, Jacó.
16Cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço
com peles de cabrito.
17Pôs nas mãos do filho Jacó o assado e o pão
que havia preparado.
18Este levou-os ao pai, dizendo: 'Meu pai!'
'Estou ouvindo', respondeu Isaac.
'Quem és tu, meu filho?'
19E disse Jacó a seu pai:
'Eu sou Esaú, teu filho primogênito;
fiz como me ordenaste.
Levanta-te, senta-te e come da minha caça,
para me abençoares'.
20Isaac replicou-lhe:
'Como conseguiste achar assim depressa, meu filho?'
Ele respondeu:
'É o Senhor teu Deus que fez que isso acontecesse'.
21Isaac disse a Jacó: 'Vem cá, meu filho,
para que eu te apalpe
e veja se és ou não meu filho Esaú'.
22Jacó achegou-se a seu pai Isaac,
que o apalpou e disse:
'A voz, é a voz de Jacó,
mas as mãos são as mãos de Esaú'.
23E não o reconheceu, pois suas mãos estavam peludas
como as do seu filho Esaú.
Então, decidiu abençoá-lo.
24Perguntou-lhe ainda:
'Tu és, de fato, meu filho Esaú?'
Ele respondeu: 'Sou'.
25Isaac continuou:
'Meu filho, serve-me da tua caça para eu comer e te abençoar'.
Jacó serviu-o e ele comeu;
trouxe-lhe depois vinho e ele bebeu.
26Disse-lhe então seu pai Isaac:
'Aproxima-te, meu filho, e beija-me'.
27Jacó aproximou-se e o beijou.
Quando Isaac sentiu o cheiro das suas roupas,
abençoou-o, dizendo:
'Este é o cheiro do meu filho:
é como o aroma de um campo fértil
que o Senhor abençoou!
28Que Deus te conceda o orvalho do céu,
e a fertilidade da terra,
a abundância de trigo e de vinho.
29Que os povos te sirvam
e se prostrem as nações em tua presença.
Sê o senhor de teus irmãos,
e diante de ti se inclinem os filhos de tua mãe.
Maldito seja quem te amaldiçoar,
e quem te abençoar, seja bendito!'.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário