terça-feira, 20 de agosto de 2013

1ª Leitura - Jz 9,6-15 - 21.08.2013

Branco. 4ª-feira da 20ª Semana Tempo Comum
S. Pio X Pp, memória

Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós,
quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei.

Leitura do Livro dos Juízes 9,6-15

Naquele tempo:
6Todos os habitantes de Siquém
e os de Bet-Melo
se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém
e proclamaram rei a Abimelec.
7Informado disso,
Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim
e se pôs a gritar em alta voz, dizendo:
'Ouvi-me, moradores de Siquém,
e que Deus vos ouça.
8Certa vez, as árvores resolveram ungir um rei
para reinar sobre elas,
e disseram à oliveira: 'Reina sobre nós`.
9Mas ela respondeu:
'Iria eu renunciar ao meu azeite,
com que se honram os deuses e os homens,
para me balançar acima das árvores?'
10Então as árvores disseram à figueira:
'Vem e reina sobre nós'.
11E ela lhes respondeu:
'Iria eu renunciar à minha doçura
e aos saborosos frutos,
'
12As árvores disseram então à videira:
'Vem e reina sobre nós'.
13E ela lhes respondeu:
'Iria eu renunciar ao meu vinho,
que alegra os deuses e os homens,
para me balançar acima das outras árvores?'
14Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro:
'Vem tu reinar sobre nós'.
15O espinheiro respondeu-lhes:
'Se deveras me constituís vosso rei,
vinde e repousai à minha sombra;
mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro
e devore os cedros do Líbano!'.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário