terça-feira, 14 de janeiro de 2014

1ª Leitura - 1Sm 3,1-10.19-20 - 15.01.2014

Verde. 4ª-feira da 1ª Semana Tempo Comum

Fala, Senhor que teu servo escuta.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 3,1-10.19-20

Naqueles dias:
1O jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli.
Naquele tempo a palavra do Senhor era rara
e as visões não eram freqüentes.
2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto.
Seus olhos começavam a enfraquecer
e já não conseguia enxergar.
3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado
e Samuel estava dormindo no templo do Senhor,
onde se encontrava a arca de Deus.
4Então o Senhor chamou: 'Samuel, Samuel!'
Ele respondeu: 'Estou aqui'.
5E correu para junto de Eli e disse:
'Tu me chamaste, aqui estou'.
Eli respondeu: 'Eu não te chamei.
Volta a dormir!'
E ele foi deitar-se.
6O senhor chamou de novo: 'Samuel, Samuel!'
E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse:
'Tu me chamaste, aqui estou'.
Ele respondeu: 'Não te chamei, meu filho.
Volta a dormir!'
7Samuel ainda não conhecia o Senhor,
pois, até então, a palavra do Senhor
não se lhe tinha manifestado.
8O Senhor chamou pela terceira vez: 'Samuel, Samuel!'
Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse:
'Tu me chamaste, aqui estou'.
Eli compreendeu que era o Senhor
que estava chamando o menino.
9Então disse a Samuel:
'Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás:
'Senhor, fala, que teu servo escuta!'
E Samuel voltou ao seu lugar para dormir.
10O Senhor veio, pôs-se junto dele
e chamou-o como das outras vezes: 'Samuel! Samuel!'
E ele respondeu: 'Fala, que teu servo escuta'.
19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele.
E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.
20Todo Israel, desde Dã até Bersabéia,
reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário