terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

1ª Leitura - 1Rs 10,1-10 - 12.02.2014

Verde. 4ª-feira da 5ª Semana Tempo Comum

A rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão.

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 10,1-10

Naqueles dias:
1A rainha de Sabá, tendo ouvido falar
- para a glória do Senhor -
da fama de Salomão,
veio prová-lo com enigmas.
2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva,
com camelos carregados de aromas,
e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas.
Apresentou-se ao rei Salomão
e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento.
3Salomão soube responder a todas as suas perguntas:
para ele nada houve tão obscuro
que não pudesse esclarecer.
4Quando a rainha de Sabá viu
toda a sabedoria de Salomão,
a casa que tinha construído,
5os manjares da sua mesa,
os cortesãos sentados em ordem à mesa,
as diversas classes dos que o serviam e suas vestes,
os copeiros,
os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor,
ficou pasmada e disse ao rei:
6'Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país
a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria!
7Eu não queria acreditar no que diziam,
até que vim e vi com os meus próprios olhos,
e reconheci que não me tinham dito nem a metade.
Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores
do que a fama que chegara aos meus ouvidos.
8Feliz a tua gente,
felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença
e que ouvem a tua sabedoria!
9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste,
que te colocou sobre o trono de Israel,
porque o Senhor amou Israel para sempre,
e te constituiu rei
para governares com justiça e eqüidade'.
10Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro
e grande quantidade de aromas e pedras preciosas.
Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas
como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário