domingo, 2 de fevereiro de 2014

1ª Leitura - 2Sm 15,13-14.30;16,5-13ª - 03.02.2014

Verde. 2ª-feira da 4ª Semana Tempo Comum

Fujamos de Absalão!
Deixai Semei amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor.

Leitura do Segundo Livro de Samuel 15,13-14.30;16,5-13ª

Naqueles dias:
13Um mensageiro veio dizer a Davi:
'As simpatias de todo o Israel estão com Absalão'.
14Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém:
'Depressa, fujamos, porque, de outro modo,
não podemos escapar de Absalão!
Apressai-vos em partir,
para que não aconteça que ele,
chegando, nos apanhe, traga sobre nós a ruína,
e passe a cidade ao fio da espada'.
30Davi caminhava chorando,
enquanto subia o monte das Oliveiras,
com a cabeça coberta e os pés descalços.
E todo o povo que o acompanhava,
subia também chorando, com a cabeça coberta.
16,5Quando o rei chegou a Baurim,
saiu de lá um homem da parentela de Saul,
chamado Semei, filho de Gera,
que ia proferindo maldições enquanto andava.
6Atirava pedras contra Davi
e contra todos os servos do rei,
embora toda a tropa e todos os homens de elite
seguissem agrupados à direita e à esquerda do rei Davi.
7Semei amaldiçoava-o, dizendo:
'Vai-te embora! Vai-te embora,
homem sanguinário e criminoso!
8O Senhor fez cair sobre ti
todo o sangue da casa de Saul,
cujo trono usurpaste,
e entregou o trono a teu filho Absalão.
Tu estás entregue à tua própria maldade,
porque és um homem sanguinário'.
9Então Abisai, filho de Sarvia, disse ao rei:
'Por que há de este cão morto
continuar amaldiçoando o senhor, meu rei?
Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça'.
10Mas o rei respondeu:
'Não te intrometas, filho de Sarvia!
Se ele amaldiçoa
e se o Senhor o mandou maldizer a Davi,
quem poderia dizer-lhe: 'Por que fazes isto?'.
11E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos:
'Vede: Se meu filho, que saiu das minhas entranhas,
atenta contra a minha vida,
com mais razão esse filho de Benjamim.
Deixai-o amaldiçoar,
conforme a permissão do Senhor.
12Talvez o Senhor leve em conta a minha miséria,
restituindo-me a ventura
em lugar da maldição de hoje'.
13aE Davi e seus homens seguiram adiante.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário