segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

1ª Leitura - 2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30 - 04.02.2014

Verde. 3ª-feira da 4ª Semana Tempo Comum

Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?

Leitura do Segundo Livro de Samuel 18,9-10.14b.24-25a.30 - 19,3

Naqueles dias:
9Absalão encontrou-se por acaso
na presença dos homens de Davi.
Ia montado numa mula
e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho.
A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore,
de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra,
enquanto que a mula em que ia montado passou adiante.
10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo:
'Vi Absalão suspenso num carvalho'.
14bJoab tomou então três dardos
e cravou-os no peito de Absalão.
24Davi estava sentado entre duas portas da cidade.
A sentinela que tinha subido ao terraço da porta,
sobre a muralha,
levantou os olhos e divisou um homem
que vinha correndo, sozinho
25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse:
'Se ele vem só, traz alguma boa nova'.
30O rei disse-lhe: 'Passa e espera aqui'.
Tendo ele passado e estando no seu lugar,
31apareceu o etíope e disse:
'Trago-te, senhor meu rei, a boa nova:
O Senhor te fez justiça
contra todos os que se tinham revoltado contra ti'.
32O rei perguntou ao etíope:
'Vai tudo bem para o jovem Absalão?'
E o etíope disse:
'Tenham a sorte deste jovem
os inimigos do rei, meu senhor,
e todos os que se levantam contra ti
para te fazer mal! '
19,1Então o rei estremeceu,
subiu para a sala que está acima da porta
e caiu em pranto.
Dizia entre soluços:
'Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão!
Por que não morri eu em teu lugar?
Absalão, meu filho, meu filho! '
2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando
e lamentando-se por causa do filho.
3Assim, a vitória converteu-se em luto,
naquele dia, para todo o povo,
porque o povo soubera
que o rei estava acabrunhado de dor
por causa de seu filho.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário