segunda-feira, 6 de outubro de 2014

1ª Leitura - Gl 2,1-2.7-14 - 08.10.2014

4ª-feira da 27ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Reconheceram a graça que me foi dada.

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 2,1-2.7-14

Irmãos:
1Quatorze anos mais tarde,
subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé,
levando também Tito comigo.
2Fui lá, por causa de uma revelação.
Expus-lhes o evangelho que tenho pregado entre os pagãos,
o que fiz em particular aos líderes da Igreja,
para não acontecer estivesse eu correndo em vão
ou tivesse corrido em vão.
7Pelo contrário,
viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim,
como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus.
8De fato, aquele que preparou Pedro
para o apostolado entre os judeus
preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos.
9Reconhecendo a graça que me foi dada,
Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja,
deram-nos a mão, a mim e a Barnabé,
como sinal de nossa comunhão recíproca.
Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos
e eles iriam aos judeus.
10O que nos recomendaram foi somente
que nos lembrassemos dos pobres.
E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude.
11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia,
opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura.
12Com efeito,
antes que chegassem alguns da comunidade de Tiago,
ele tomava refeição com os gentios.
Mas, depois que eles chegaram,
Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se,
por medo dos circuncidados.
13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação,
a ponto de até Barnabé se deixar arrastar
pela hipocrisia deles.
14Quando vi que não estavam procedendo direito,
de acordo com a verdade do Evangelho,
disse a Cefas, diante de todos:
'Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu,
como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário