domingo, 26 de julho de 2015

1ª Leitura - Ex 32,15-24.30-34 - 27.07.2015

2ª-feira da 17ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Este povo cometeu um grandíssimo pecado:
fizeram para si deuses de ouro.

Leitura do Livro do Êxodo 32,15-24.30-34

Naqueles dias:
15Moisés voltou do cume da montanha,
trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança,
que estavam escritas de ambos os lados.
16Elas eram obra de Deus
e a escritura nelas gravada
era a escritura mesma de Deus.
17Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava,
disse a Moisés: 'Há gritos de guerra no acampamento!'.
18Moisés respondeu:
'Não são gritos de vitória, nem gritos de derrota;
o que ouço são vozes de gente que canta'.
19Quando chegou perto do acampamento,
e viu o bezerro e as danças,
Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas,
quebrando-as no sopé da montanha.
20Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito,
queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó.
Depois, espalhou o pó na água,
e fez os filhos de Israel beberem dela.
21Moisés disse a Aarão:
'Que te fez este povo,
para atraíres sobre ele tão grande pecado?'
22Aarão respondeu: 'Não se indigne o meu Senhor.
Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal.
23Eles me disseram: 'Faze-nos deuses
que caminhem à nossa frente,
pois quanto àquele Moisés, que nos tirou da terra do Egito,
não sabemos o que lhe aconteceu'.
24Eu, então, lhes disse: 'Quem de vós tem ouro?'
Eles trouxeram ouro e me entregaram,
e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro'.
30No dia seguinte, Moisés disse ao povo:
'Vós cometestes um grandíssimo pecado.
Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo
poderei obter perdão para o vosso delito'.
31Moisés voltou para junto do Senhor, e disse:
'Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado:
fizeram para si deuses de ouro.
32Peço-te que lhe perdoes esta culpa,
senão, risca-me do livro que escreveste'.
33O Senhor respondeu a Moisés:
'É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro.
34E agora vai, e conduze este povo para onde eu te disse.
O meu anjo irá à tua frente;
mas, quando chegar o dia do castigo,
eu os punirei por este seu pecado'.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário