sexta-feira, 10 de julho de 2015

1ª Leitura - Gn 49,29-32; 50,15-26a - 11.07.2015

Sábado da 14ª Semana Tempo Comum
S. Bento, abade, memóriaCor: Branco

Eu vou morrer. Deus vos visitará
e vos fará subir deste país.

Leitura do Livro do Gênesis 49,29-32; 50,15-26a

Naqueles dias,
Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo:
29'Eu vou juntar-me ao meu povo;
sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela,
que está no campo de Efron, o hitita,
30defronte de Mambré, no país de Canaã.
É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita,
junto com o campo, como propriedade funerária.
31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher,
ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca;
e foi lá que sepultei Lia'.
32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos,
recolheu os pés sobre a cama e morreu;
e foi reunido aos seus.
50,15Ao verem que seu pai tinha morrido,
os irmãos de José disseram entre si:
'Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu,
e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos'.
16E mandaram dizer-lhe:
'Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos
17que te disséssemos estas palavras:
'Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos,
e o pecado e a maldade que usaram contra ti'.
Nós pedimos, pois, que perdoes
o crime dos servos do Deus de teu pai'.
Ouvindo isto, José pôs-se a chorar.
18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele,
dizendo: 'Somos teus servos'.
19Ele respondeu: 'Não tenhais medo.
Sou eu, porventura, Deus?
20Vós pensastes fazer mal contra mim.
Deus, porém, converteu-o em bem,
para dar vida a um povo numeroso,
como vedes presentemente.
21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos'.
E assim os consolou,
falando-lhes com doçura e mansidão.
22E José ficou morando no Egito,
com toda a família de seu pai,
e viveu cento e dez anos.
23José viu os filhos de Efraim até à terceira geração,
e os filhos de Maquir, filho de Manassés,
que José também recebeu sobre seus joelhos.
24José disse aos seus irmãos:
'Eu vou morrer. Deus vos visitará
e vos fará subir deste país
para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó'.
25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito:
'Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco'.
26aJosé morreu, completando cento e dez anos de vida.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário