quinta-feira, 20 de agosto de 2015

1ª Leitura - Rt 1,1.3-6.14b-16.22 - 21.08.2015

6ª-feira da 20ª Semana Tempo Comum
S. Pio X Pp, memória
Cor: Branco

Noemi acompanhada de sua nora Rute,
a moabita, regressou a Belém

Início do Livro de Rute 1,1.3-6.14b-16.22

1No tempo em que os juízes governavam,
houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá
foi morar nos campos de Moab
com sua mulher e seus dois filhos.
3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi,
e esta ficou sozinha com seus dois filhos.
4Eles casaram-se com mulheres moabitas,
uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute.
E ali permaneceram uns dez anos.
5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion
e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido.
6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab
para a sua pátria com as duas noras,
porque tinha ouvido dizer
que o Senhor havia olhado para o seu povo,
e lhe tinha dado alimentos.
14bOrfa beijou sua sogra e partiu.
Rute, porém, ficou com Noemi.
15Esta disse-lhe:
'Olha, tua cunhada voltou para o seu povo
e para os seus deuses. Vai com ela'.
16Mas Rute respondeu:
'Não insistas comigo para que te deixe
e me afaste de ti.
Porque para onde fores irei contigo,
onde pousares, lá pousarei eu também.
Teu povo será o meu povo,
e o teu Deus será o meu Deus'.
22Assim Noemi voltou dos campos de Moab,
acompanhada de sua nora Rute, a moabita.
Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário