terça-feira, 26 de janeiro de 2016

1ª Leitura - 2Sm 7,4-17 - 27.01.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
4ª-feira da 3ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Suscitarei, depois de ti, um filho teu,
e confirmarei a sua realeza.

Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,4-17

Naqueles dias:
4A palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos:
5'Vai dizer ao meu servo Davi:
'Assim fala o Senhor:
Porventura és tu que me construirás uma casa
para eu habitar?
6Pois eu nunca morei numa casa,
desde que tirei do Egito os filhos de Israel,
até ao dia de hoje,
mas tenho vagueado em tendas e abrigos.
7Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel,
disse, porventura, a algum dos chefes de Israel,
que encarreguei de apascentar o meu povo:
Por que não me edificastes uma casa de cedro?`
8Dirás pois, agora, ao meu servo Davi:
'Assim fala o Senhor Todo-poderoso:
Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas,
para que fosses o chefe do meu povo, Israel.
9Estive contigo em toda parte por onde andaste,
e exterminei diante de ti todos os teus inimigos,
fazendo o teu nome tão célebre
como o dos homens mais famosos da terra.
10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel:
eu o implantarei, de modo que possa morar lá
sem jamais ser inquietado.
Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora,
11no tempo em que eu estabelecia juízes
sobre o meu povo, Israel.
Concedo-te uma vida tranqüila,
livrando-te de todos os teus inimigos.
E o Senhor te anuncia que te fará uma casa.
12Quando chegar o fim dos teus dias
e repousares com teus pais,
então, suscitarei, depois de ti, um filho teu,
e confirmarei a sua realeza.
13Será ele que construirá uma casa para o meu nome,
e eu firmarei para sempre o seu trono real.
14Eu serei para ele um pai
e ele será para mim um filho.
Se ele proceder mal,
eu o castigarei com vara de homens
e com golpes dos filhos dos homens.
15Mas não retirarei dele a minha graça,
como a retirei de Saul,
a quem expulsei da minha presença.
16Tua casa e teu reino
serão estáveis para sempre diante de mim,
e teu trono será firme para sempre'.
17Natã comunicou a Davi todas essas palavras
e toda essa revelação.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário