terça-feira, 14 de junho de 2016

1ª Leitura - 2Rs 2,1.6-14 - 15.06.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
4ª-feira da 11ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Num carro de fogo, Elias subiu ao céu.

Leitura do Segundo Livro dos Reis 2,1.6-14

1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu,
num redemoinho,
Elias e Eliseu partiram de Guilgal.
6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu:
'Permanece aqui,
porque o Senhor me mandou até ao Jordão'.
E ele respondeu:
'Pela vida do Senhor e pela tua
eu não te deixarei'.
E partiram os dois juntos.
7Então, cinqüenta dos filhos dos profetas os seguiram,
e ficaram parados, à parte, a certa distância,
enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão.
8Elias tomou então o seu manto,
enrolou-o e bateu com ele nas águas,
que se dividiram para os dois lados,
de modo que ambos passaram a pé enxuto.
9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu:
'Pede o que queres que eu te faça
antes de ser arrebatado da tua presença'.
Eliseu disse:
'Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito'.
10Elias respondeu: 'Tu pedes uma coisa muito difícil.
Se me vires quando me arrebatarem da tua presença,
isso te será concedido;
caso contrário, isso não te será dado'.
11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam,
um carro de fogo e cavalos de fogo
os separaram um do outro,
e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12Eliseu o via e gritava:
'Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!'
Depois, não o viu mais.
E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas.
13Em seguida, apanhou o manto
que Elias tinha deixado cair
e, voltando sobre seus passos,
estacou à margem do Jordão.
14Tomou então o manto de Elias
e bateu com ele nas águas dizendo:
'Onde está agora o Deus de Elias?'
E bateu nas águas,
que se dividiram, para os dois lados,
e Eliseu atravessou o rio.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário