quarta-feira, 20 de julho de 2016

1ª Leitura - Jr 2,1-3.7-8.12-13 - 21.07.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
5ª-feira da 16ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Abandonou-me a mim, fonte de água viva,
e preferiu cavar cisternas.

Leitura do Livro do Profeta Jeremiass 2,1-3.7-8.12-13

1A palavra do Senhor foi-me dirigida, dizendo:
2'Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém.
Isto diz o Senhor:
Lembro-me de ti, da afeição da jovem,
do amor da noiva,
de quando me seguias no deserto,
numa terra inculta.
3Israel, consagrado ao Senhor,
era como as primícias de sua colheita;
todos os que dele comiam, pecavam;
males caíam sobre eles',
diz o Senhor.
7Eu vos introduzi numa terra de pomares,
para que gozásseis de seus melhores produtos,
mas, apenas chegados, contaminastes o país
e tornastes abominável minha herança.
8Os sacerdotes nem perguntaram onde está o Senhor.
Os versados na Lei não me reconheceram,
e os chefes do povo voltaram-me as costas,
os profetas profetizaram em nome de Baal
e correram atrás de coisas que para nada servem.
12Ó céus, espantai-vos diante disso,
enchei-vos de grande horror, diz o Senhor.
13Dois pecados cometeu meu povo:
abandonou-me a mim, fonte de água viva,
e preferiu cavar cisternas,
cisternas defeituosas
que não podem reter água.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário