sexta-feira, 22 de julho de 2016

1ª Leitura - Jr 7,1-11 - 23.07.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Sábado da 16ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado,
tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões?

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 7,1-11

1Palavra comunicada a Jeremias, da parte do Senhor:
2'Põe-te à porta da casa do Senhor
e lá anuncia esta palavra, dizendo:
Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá,
que entrais por estas portas para adorar o Senhor.
3Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Melhorai vossa conduta e vossas obras,
que eu vos farei habitar neste lugar.
4Não ponhais vossa confiança
em palavras mentirosas, dizendo:
- 'É o templo do Senhor,
o templo do Senhor, o templo do Senhor!
5Mas, se melhorardes vossa conduta e vossas obras,
se fizerdes valer a justiça, uns com os outros,
6não cometerdes fraudes contra o estrangeiro,
o órfão e a viúva,
nem derramardes sangue inocente neste lugar,
e não andardes atrás de deuses estrangeiros,
para vosso próprio mal,
7então eu vos farei habitar neste lugar,
na terra que dei a vossos pais,
desde sempre e para sempre.
8Eis que confiais em palavras mentirosas,
que para nada servem.
9Como! Roubar, matar, cometer adultério e perjúrio,
queimar incenso a Baal, e andar atrás de deuses
que nem sequer conheceis;
10e depois, vindes à minha presença,
nesta casa em que meu nome é invocado, e dizeis:
'Nenhum mal nos foi infligido,
tendo embora cometido todas essas abominações.
11Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado,
tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões?
Eis que também eu vi, diz o Senhor.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário