quinta-feira, 11 de agosto de 2016

1ª Leitura - Ez 16,1-15.60.63 - 12.08.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
6ª-feira da 19ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

A tua beleza era perfeita,
devido ao esplendor com que te cobri;
e te prostituíste.

Leitura da Profecia de Ezequiel 16,1-15.60.63

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2'Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações.
3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém:
Por tua origem e nascimento és do país de Canaã.
Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita.
4E como foi o teu nascimento?
Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical,
não foste banhada em água,
nem esfregada com salmoura nem envolvida em faixas.
5Ninguém teve dó de ti,
nem te prestou algum desses serviços por compaixão.
Ao contrário, no dia em que nasceste,
eles te deixaram exposta em campo aberto,
porque desprezavam a tua vida.
6Então, eu passei junto de ti
e vi que te debatias no próprio sangue.
E enquanto estavas em teu sangue,
eu te disse: 'Vive!'
7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre.
Tu cresceste e te desenvolveste,
e chegaste à puberdade.
Teus seios se firmaram e os pelos cresceram;
mas estavas inteiramente nua.
8Passando junto de ti,
percebi que tinhas chegado à idade do amor.
Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez.
Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo
- oráculo do Senhor - e tu foste minha.
9Banhei-te na água, limpei-te do sangue
e ungi-te com perfume.
10Eu te revesti de roupas bordadas,
calcei-te com sandálias de fino couro,
cingi-te de linho e te cobri de seda.
11Eu te enfeitei de jóias,
coloquei braceletes em teu braços e um colar no pescoço.
12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas
e uma coroa magnífica na cabeça.
13Estavas enfeitada de ouro e prata,
tuas vestimentas eram de linho finíssimo,
de seda e de bordados.
Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo.
Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza.
14Tua fama se espalhou entre as nações
por causa de tua beleza perfeita,
devido ao esplendor com que te cobri
- oráculo do Senhor.
15Mas puseste tua confiança na beleza
e te prostituiste graças à tua fama.
E sem pudor te oferecias a qualquer passante.
60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo,
quando ainda eras jovem,
e vou estabelecer contigo uma aliança eterna.
63É para que te recordes e te envergonhes,
e na tua confusão não abras mais a boca,
quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste,
- oráculo do Senhor Deus.'
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário