terça-feira, 16 de agosto de 2016

1ª Leitura - Ez 34,1-11 - 17.08.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
4ª-feira da 20ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas,
para não mais lhes servirem de alimento.

Leitura da Profecia de Ezequiel 34,1-11

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2'Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel!
Profetiza, dizendo-lhes:
Assim fala o Senhor Deus aos pastores:
Ai dos pastores de Israel,
que se apascentam a si mesmos!
Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas?
3Vós vos alimentais com o seu leite,
vestis a sua lã e matais os animais gordos,
mas não apascentais as ovelhas.
4Não fortalecestes a ovelha fraca,
não curastes a ovelha doente,
nem enfaixastes a ovelha ferida.
Não trouxestes de volta a ovelha extraviada,
não procurastes a ovelha perdida;
ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade.
5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor;
tornando-se presa de todos os animais selvagens.
6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo
por todos os montes e colinas elevadas.
Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país,
e ninguém perguntou por elas,
nem as procurou.
7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor:
8Eu juro por minha vida
- oráculo do Senhor Deus -
já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem
e se tornaram presa de todos os animais selvagens,
por falta de pastor;
e porque os meus pastores
não procuraram as minhas ovelhas,
mas apascentaram-se a si mesmos
e não as ovelhas,
9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor!
10Assim diz o Senhor Deus:
Aqui estou para enfrentar os pastores
e reclamar deles as minhas ovelhas.
Vou tirar-lhes o ofício de pastor,
e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos.
Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas,
para não mais lhes servirem de alimento.
11Assim diz o Senhor Deus:
Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas
e tomar conta delas.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário