domingo, 25 de setembro de 2016

1ª Leitura - Jó 1,6-22 - 26.09.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
2ª-feira da 26ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

O Senhor deu, o Senhor tirou.
Bendito seja o nome do Senhor!

Leitura do Livro de Jó 1,6-22

6Um dia,
foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor;
entre eles também Satanás.
7O Senhor, então, disse a Satanás: 'Donde vens?'
- 'Venho de dar umas voltas pela terra', respondeu ele.
8O Senhor disse-lhe:
'Reparaste no meu servo Jó?
Na terra não há outro igual:
é um homem íntegro e correto,
teme a Deus e afasta-se do mal'.
9Satanás respondeu ao Senhor:
'Mas será por nada que Jó teme a Deus?
10Porventura o não levantaste um muro de proteção
ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens?
Tu abençoaste tudo o que ele fez,
e seus rebanhos cobrem toda a região.
11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens;
e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!'
12Então o Senhor disse a Satanás: 'Pois bem,
de tudo o que ele possui, podes dispor,
mas não estendas a mão contra ele'.
E Satanás saiu da presença do Senhor.
13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó
comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho,
14um mensageiro veio dizer a Jó:
'Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado,
15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo,
passando os criados ao fio da espada.
Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia'.
16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse:
'Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores,
reduzindo-os a cinza.
Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia'.
17Este ainda falava, quando chegou outro e disse:
'Os caldeus, divididos em três bandos,
lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo,
depois de passarem os criados ao fio da espada.
Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia'.
18Este ainda falava, quando chegou outro e disse:
'Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho
na casa do irmão mais velho,
19quando um furacão se levantou das bandas do deserto
e se lançou contra os quatro cantos da casa,
que desabou sobre os jovens e os matou.
Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia'.
20Então, Jó levantou-se,
rasgou o manto,
rapou a cabeça,
caiu por terra
e, prostrado, disse:
21'Nu eu saí do ventre de minha mãe
e nu voltarei para lá.
O Senhor deu, o Senhor tirou;
como foi do agrado do Senhor,
assim foi feito.
Bendito seja o nome do Senhor!'
22Apesar de tudo isso,
Jó não cometeu pecado
nem se revoltou contra Deus.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Leia também:
Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário