quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 - 06.03.2017

2ª-feira da 1ª Semana da Quaresma
6 de Março de 2017
Cor: Roxo

Julga teu próximo conforme a justiça.

Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18

1O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:
Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
11Não furteis, nóo digais mentiras,
nem vos enganeis uns aos outros.
12Não jureis falso por meu nome,
profanando o nome do Senhor teu Deus.
Eu sou o Senhor.
13Não explores o teu próximo
nem pratiques extorsão contra ele.
Não retenhas contigo a diária do assalariado
até o dia seguinte.
14Não amaldições o surdo,
nem ponhas tropeço diante do cego,
mas temerás o teu Deus.
Eu sou o Senhor.
15Não cometas injustiças no exercício da justiça;
não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso.
Julga teu próximo conforme a justiça.
16Não sejas um maldizente entre o teu povo.
Não conspires, caluniando-o,
contra a vida do teu próximo.
Eu sou o Senhor.
17Nóo tenhas no coração ódio contra teu irmão.
Repreende o teu próximo,
para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18Não procures vingança, nem guardes rancor
aos teus compatriotas.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário