terça-feira, 6 de junho de 2017

1ª Leitura - Tb 3,1-11a.16-17a - 07.06.2017

4ª-feira da 9ª Semana do Tempo Comum
7 de Junho de 2017
Cor: Verde

A prece de ambos foi ouvida na presença de Deus.

Leitura do Livro de Tobias 3,1-11a.16-17a

Naqueles dias:
1Tomado de grande tristeza,
pus-me a suspirar e a chorar.
E, depois, comecei a rezar, entre gemidos:
2'Senhor, tu és justo,
e justas são todas as tuas obras.
Todos os teus caminhos são misericórdia e verdade
e és tu quem julga o mundo.
3Agora, Senhor, lembra-te de mim, olha para mim,
e não me castigues por causa de meus pecados,
de minhas transgressões ou de meus pais,
que pecaram diante de ti.
4Porque não obedecemos aos teus preceitos,
entregaste-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte,
e fizeste de nós assunto de provérbios,
alvo de zombaria e de injúria em todas as nações,
entre as quais nos dispersaste.
5Agora, porém, vejo que são verdadeiros
os teus numerosos julgamentos,
quando me tratas segundo os meus pecados
e os pecados de meus pais,
pois não cumprimos teus mandamentos
nem caminhamos na verdade diante de ti.
6Trata-me, pois, como te aprouver.
Ordena que seja retomado de mim o meu espírito,
para que eu desapareça da face da terra
e me transforme em terra.
Para mim é melhor morrer do que viver,
pois tenho ouvido injúrias caluniosas
e sinto em mim profunda tristeza.
Senhor, ordena que eu seja libertado desta angústia.
Deixa-me ir para a morada eterna
e não afastes, Senhor, de mim a tua face.
Para mim é preferível morrer
a ver tão grande angústia em minha vida,
ouvindo ainda tais injúrias'.
7Naquele mesmo dia, Sara, filha de Ragüel,
que morava em Ecbátana, na Média,
teve também que ouvir injúrias
de uma das escravas de seu pai.
8Ela fora dada em casamento a sete homens,
mas o perverso demônio Asmodeu havia-os matado,
antes de estarem com ela, como esposa.
A escrava disse-lhe:
'És tu que sufocas teus maridos!
Já foste dada a sete homens
e de nenhum até agora tiveste proveito.
9Por que nos espancas
por terem morrido os teus maridos?
Vai-te embora com eles
e jamais vejamos filho ou filha nascidos de ti!'
10Naquele dia, Sara ficou com a alma cheia de tristeza
e pôs-se a chorar.
E subiu ao aposento de seu pai, no andar superior,
com a intenção de se enforcar.
Mas, pensando melhor, disse consigo mesma:
'Não quero que venham injuriar a meu pai e dizer-lhe:
'Tinhas uma filha muito querida
e ela enforcou-se por causa de suas desgraças'.
Assim, eu faria baixar à sepultura
a velhice amargurada de meu pai.
É melhor para mim, em vez de me enforcar,
pedir ao Senhor que me faça morrer,
para não mais ouvir injúrias em minha vida'.
11aNo mesmo instante,
estendendo as mãos em direção à janela,
fez esta oração:
'Tu és bendito, Deus de misericórdia,
e é bendito eternamente o teu nome!
16Na mesma hora,
a prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus.
17ae Rafael foi enviado para curar a ambos.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário